quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um blog para compartilhar experiências, celebrar conquistas e se inspirar para o trabalho com o Curso Saber Viver, um curso de qualidade de vida para mulheres.


Olá e bem-vindos ao novo blog do Curso Saber Viver!
Este será um espaço de interação e notícias para todas as mulheres que já fizeram um Curso Saber Viver ou que estejam atuando como facilitadoras para o curso. Quero que você se sinta em casa!
Quero começar compartilhando um depoimento de uma das facilitadoras que participou do treinamento em junho de 2010 e que logo iniciou o trabalho na sua igreja. Veja como Maria Zelia vivenciou esta experiência:
O Curso de Facilitadoras do Saber Viver para mim foi resposta de oração. No final do ano passado, foi despertado em mim o desejo de montar um grupo de mulheres, que em encontros periódicos, proporcionasse a cada mulher um espaço para falar de si e ouvir de outras, compartilhar de sentimentos que só podem ser compreendidos por outra mulher. Mas precisava encontrar algum material que norteasse esse trabalho. Conversei sobre isso com o meu pastor, e ele não só me apoiou como também me indicou o Curso para Facilitadoras do Saber Viver. Fiz o curso e foi muito bom! Encontrei o que procurava. Voltei para a igreja muito animada para montar uma turma. Como já esperava, tive total apoio do meu pastor e iniciei uma turma do Saber Viver no dia 11 de agosto. Desde então tem sido abençoador para minha vida e também para as 20 mulheres que compõem essa primeira turma. Confesso que fiquei muito apreensiva quanto ao início e quanto ao meu desempenho. Mas, a cada encontro me surpreendo. No início, fiquei muito preocupada com o tempo cronometrado que é proposto no manual da facilitadora, mas conversando com a Anna, ela me tranqüilizou, dizendo que o plano proposto é flexível e que eu não deveria me preocupar em segui-lo à risca, mas que ele é adaptável a cada realidade. Outras vezes, me preocupei com o meu desempenho no desenvolvimento de certos temas. Mas, com a sucessão dos encontros, percebi que o próprio grupo é que faz acontecer. A receptividade do grupo é muito boa. As mulheres estão empolgadas. Elas brincam, se alegram, refletem e se descobrem. Para mim tem sido uma oportunidade de crescimento. Em novembro será a formatura dessa turma e eu já estou planejando a segunda turma. O meu desejo é abençoar a muitas famílias, a partir do trabalho com mulheres e o Saber Viver é a ferramenta que Deus me deu.” 

Maria Zelia M. Queiroz, Primeira Igreja Batista em Heliópolis

Como é maravilhoso conhecer a experiência da Maria Zelia! Parabéns!

Teve um aspecto na sua descrição que me chamou atenção de forma especial. Maria Zelia compartilha sua preocupação, sua apreensão inicial mas como você pode perceber ela não permitiu que isto impedisse ela de realizar o trabalho. E veja quantas pessoas foram abençoadas como resultado da sua disponibilidade de agir apesar do medo.

Isto acontece tantas vezes comigo. Quando estou pensando em fazer algo novo, algo que sai um pouco fora da minha zona de conforto e exige um pouco de ousadia, logo surge aquela vozinha da minha autocrítica. “Quem você pensa que é em querer fazer estas coisas? Será que alguêm vai ter interesse no que você está propondo?”E mesmo que eu tenha consciência de que isto pode acontecer eu não tenho como evitar que os pensamentos surgem.
Mas descobri que tem algumas coisas que você pode fazer para lidar com o seu crítico interior:
  1. Certifique-se de aproveitar a energia que está inerente nele para atuar em seu favor. Um pouco de apreensão pode nos encher de disposição para fazer um esforço especial para nos preparar bem para iniciar o trabalho. Estude, aprimore as suas habilidades, esteja em contato com mentores que podem te apoiar. Mas não fique indefinidamente neste estágio inicial. Você não precisa ser perfeita. Você não precisa saber tudo.

  1. Convide-o para estar do seu lado em vez de negar a sua presença. Ter medo de iniciar coisas novas é comum e natural. Este medo não precisa ser interpretado como um sinal de que você não está pronto para se lançar neste desafio. O medo surge porque você está expandindo as suas possibilidades e crescendo. Faça amizade com o seu crítico interior e aceite-o.

  1. Não permita que ele te paralize. Mantenha se em movimento. Anote a sua meta. Digamos que seja iniciar um Curso Saber Viver na sua localidade. Primeiro determine a data em que você quer dar início ao curso. Não se preocupe se você ainda não tem certeza se vai ter disponibilidade no local onde você quer oferecer o curso nesta data. Você pode modificar a data mais tarde se for necessário. Mas não deixe de estabelecer uma data para a sua meta. Em seguida pense em todas as coisas que precisam acontecer antes desta data. Planeje quando você tomará as providências necessárias. E tome o primeiro passo, por menor que seja, para chegar mais perto da sua meta. Faça o que você pode fazer e poderá se surpreender em ver como este seu esforço imperfeito pode transformar a vida de outras pessoas!

Eu adoraria ouvir de você! Poste os seus comentários em baixo!

Um grande abraço para todas!
Anna Korkman Lopes








9 comentários:

  1. É isso mesmo Anna! O tamanho do medo acaba sendo determinado por nós. Quando nos paralisa é porque permitimos.
    Terminei a primeira turma do curso, como você sabe, e ainda estou colhendo os frutos desse trabalho. Quero encorajar as irmãs que fizeram o treinamento a iniciarem uma turma.
    Eu já estou programando uma nova turma para março.
    Um grande abraço.
    Zelia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Zélia por compartilhar. Em breve estarei lançando um desafio no grupo que vai de encontro com isso.
    Tive o privilégio de participar do culto de formatura do curso que a Zélia facilitou. Foi um grupo muito bonito que expressou como o curso e a interação no grupo tinha contribuido para o seu crescimento. Convido-as para postarem depoimentos diretamente no blog.
    Abraços,
    Anna

    ResponderExcluir
  3. Anna, após a leitura do texto sobre o curso saber viver na revista visão missionaria desse trimestre fiquei interessada sobre o mesmo. Sou pastora auxiliar na Pib João Pessoa- Pb onde trabalho com o ministerio feminino da igreja de uma olhada em nosso blog http://ministeriomulheresdehonra.blogspot.com/2010_11_01_archive.html
    Você estará presente na convenção brasileira em janeiro proxímo na cidade de Niteroi? Caso esteja, poderiamos tomar um cafezinho juntas afim de conversarmos sobre o curso.
    Aguardo seu contato.
    Estarei enviando um e-mail para você com o mesmo conteúdo.
    Um abraço
    Pra. Liane Nepomuceno

    ResponderExcluir
  4. tambem concordo e o meu lema é"O medo é o mais ignorante, o mais injusto, o mais cruel dos conselheiros". Eduardo Burke

    ResponderExcluir
  5. Liane Nepomuceno,
    Eu fiquei sem saber como entrar em contato com você. Eu estava na Convencão somente no dia da UFMBB. Se você ver isso em algum momento, escreva para o e-mail para conversarmos por e-mail mesmo.
    Abracos,
    Anna

    ResponderExcluir
  6. Eu tive um problema aqui à uns tempos e achava_o grave porque tinha a ver com as pessoas que mais amava no mundo mas, com o passar do tempo, percebi que esse problema era muito pequeno comparado com o que algumas pessoas passam no mundo!! Ao perceber isso quis também ajudar essas pessoas doando algum dinheiro para as crianças sem casa!! Obrigado pela atenção!!

    ResponderExcluir
  7. já trabalho com um grupo na minha igreja,reflexão,convivencia e artes.porém orando,procurando algo melhor para atraí-las para Cristo,recebi um email falando do curso.quero mais informação para em breve poder ver se vamos implanta-lo.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pr. Fernando,
      Vou responder por e-mail. No entanto não recomendo deixar um e-mail no internet por isso vou excluir o seu post original. Abraço, Anna

      Excluir

Deixe um comentário! Se tiver perguntas envie um e-mail para: cursosaberviver@gmail.com